A obra da artista chega precisamente numa altura em que a mulher acaba de celebrar mais um 8 de Março, dia de lutas, desafios e conquistas. A sua fonte de inspiração é a sua mãe, afinal a artista teve, como muitas outras mulheres, uma infância muito difícil e uma vida adulta não muito fácil, de permanente afirmação como mulher dedicada à sua família. E nesta mostra de hoje, Chica Sales retrata o quotidiano da mulher, desde a criança, a água, o pote e o pilão entre outros aspectos ligados ao campo feminino.
Francisca Sales Machado (Chica Sales) nasceu em Panda, província de Inhambane, a 28 de Fevereiro de 1964. É casada e mãe de 3 filhos.
Filha de pai enfermeiro e mãe doméstica, viveu em quatro províncias do país, nomeadamente Inhambane, Maputo, Nampula e Sofala.
Praticante de desporto, basquetebol, representou o Ferroviário da Beira e o Costa de Sol. Também representou a Selecção Nacional nesta modalidade. Graduou-se em Construção Civil no Instituto Industrial de Maputo em 1984. Frequentou posteriormente, por dois anos, a Faculdade de Arquitectura da Universidade Eduardo Mondlane.
Graduou-se em Desenho de Interiores e Decoração, em Washington D.C. pela Patrícia Stevens School of Interior Design and Fashion Merchandise e pela New York School of Interior Design em 1994. De 1996 a 2008 apresentou várias exposições individuais e colectivas em pintura e decoração em Moçambique, Estados Unidos da América, África do Sul, Zâmbia, Espanha, Brasil, China, Macau, Argélia onde actualmente reside.
Para além de pintar Chica Sales também escreve poemas com temática sobre o dia-a-dia da mulher, os seus anseios, as suas angústias e as suas alegrias.
fonte: jornalnoticias.co.mz
Local: http://infodiario.co/
Không có nhận xét nào:
Đăng nhận xét